PABX: O que é e por que sua empresa ainda precisa dele?

Nos tempos da comunicação instantânea com a ascensão dos aplicativos e redes sociais, pode parecer que o tradicional sistema PABX perdeu espaço. Mas a verdade é que o PABX, especialmente as suas versões mais modernas continua sendo uma solução estratégica de telefonia corporativa, lhe oferecendo controle, profissionalismo e economia para as empresas.
Se você ainda não conhece o funcionamento desse sistema ou tem dúvidas sobre a diferença entre PABX tradicional, IP ou virtual, este artigo é para você.
Vamos começar explicando oque é PABX
Bom, PABX é a sigla para para "Private Automatic Branch Exchange", ou em português, "Troca Automática de Ramais Privados". Ele é um sistema de telefonia empresarial que permite gerenciar diversas linhas e ramais dentro de uma organização de forma centralizada, em outras palavras, o PABX funciona como uma central telefônica interna, que é responsável por rotear chamadas entre ramais, realizar ligações externas, distribuir chamadas automaticamente e oferecer funções avançadas como:
- Transferência de chamadas;
- Atendimento automático (URA);
- Correio de voz;
- Gravação de chamadas;
- Integração com CRMs ou sistemas de atendimento;
- Relatórios e monitoramento de uso.
E como funciona o sistema PABX?
O PABX conecta as linhas telefônicas externas com os ramais internos da empresa. Assim, você pode ter, por exemplo, 10 ramais internos utilizando apenas 2 ou 3 linhas telefônicas, otimizando custos.
Em uma ligação recebida, o sistema identifica o número, direciona ao setor correto (com base na URA ou no DDD, por exemplo) e permite que o atendimento seja feito rapidamente por um ramal interno, mesmo que o atendente esteja em outra sala, andar ou até cidade no caso de sistemas mais modernos.
Quais os tipos de PABX e qual escolher?
Atualmente temos 4 tipos de PABX que são o PABX Analógico que é o tradicional, o PABX IP (ou VOIP), o PABX Virtual que é em nuvem e o PABX Híbrido e vamos desvendar cada um deles para vocês.
Começando pelo PABX Analógico que é o sistema mais antigo, baseado em cabeamento físico, ele é robusto, mas limitado em funcionalidades. Ideal para empresas que não precisam de mobilidade ou integração com sistemas digitais. Onde suas vantagens persistem em ser confiável e estável juntamente de ter um baixo custo inicial para implementa-lo em contrapartida ele não possui muita flexibilidade tendo uma certa dificuldade para integrar com os softwares mais recentes juntamente com uma manutenção um pouco mais complexa.
Indo para o PABX IP (VOIP) que utiliza a internet/protocolo IP para transmitir as chamadas vai te permitir maior flexibilidade, integrações com sistemas digitais e redução de custos com ligações. Suas maiores vantagens consistem em ter uma redução nos custos com chamadas, ele pode ser utilizado em diversos dispositivos (computador, celular, IP phone) e também possui integração com ferramentas como CRMs e Helpdesk, porém ele tem a questão de depender muito da qualidade da internet e necessita de uma rede bastante estruturada.
Já no PABX Virtual (Nuvem) não possui um equipamento físico na empresa, sendo assim todo o seu sistema roda na nuvem, e os ramais são acessados via aplicativo, softphone ou celular, possui as vantagens de não precisar de uma infraestrutura física, suas atualizações são automáticas além de ter mobilidade total (home office, filiais, viagens) e escalabilidade imediata, só que com todas essas vantagens vem suas desvantagens que é ter total dependência de conexão com a internet e pode ter um custo recorrente de modelo por assinatura.
E o PABX Híbrido combina os recursos dos sistemas analógicos e digitais, lhe permitindo o uso de diferentes tecnologias de linhas e ramais em um mesmo equipamento.
Qual seria o melhor tipo para sua empresa?
Para essa pergunta não tem uma resposta exata pois depende do perfil de sua empresa porém podemos dar algumas sugestões.
Pequenas empresas e empresas locais podem se beneficiar de um PABX IP de baixo custo com poucos ramais.
Call centers e SACs o ideal é o PABX IP com integração a CRMs e gravação de chamadas.
Empresas com filiais ou trabalho remoto o PABX virtual oferece mais mobilidade e economia.
Indústrias ou locais com limitação de rede o PABX analógico ainda pode ser viável.
Quais os benefícios de utilizar esse sistema?
- Profissionalismo no atendimento – Recepção com URA, transferência rápida entre setores, gravação de chamadas e padronização do atendimento.
- Redução de custos com ligações – Principalmente com o uso de VoIP e chamadas internas gratuitas.
- Controle e relatórios – Identifique gargalos no atendimento, veja quem atende mais chamadas e monitore horários.
- Facilidade de gestão – Adicionar ramais, bloquear números, redirecionar chamadas, tudo feito em poucos cliques.
- Integração com sistemas – Com o uso de PABX IP ou virtual, é possível sincronizar com ferramentas de vendas, suporte e produtividade.